terça-feira, 27 de março de 2012

Visita à Anatomia

Na última sexta-feira, os etevianos do primeiro ano, que participam das aulas de Laboratório de Biologia, fizeram uma visita muito interessante ao laboratório de Anatomia da FURB.
Acompanhados pela professora Sandra Sasse, os alunos tiveram a oportunidade de observar os principais órgãos do corpo humano e conhecer mais sobre suas funções, além de entrar em contato com a rotina de estudos que envolve os estudantes de graduação de Medicina, Biologia, Fisioterapia, Psicologia, Educação Física, Farmácia.








                                        

sexta-feira, 23 de março de 2012

ATIVIDADES DISPENSADAS - 27/03

Em virtude da reunião de acompanhamento, no dia 27/03, terça feira, não haverá as seguintes atividades:



AULAS DE VIOLÃO



Gosta de música? Então venha aprender a tocar violão aqui na ETEVI!

Em parceria com a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, a ETEVI oferece, a partir do dia 03 de abril, terça-feira, os Cursos de Violão:

nível 1 – serão duas turmas para quem está começando.

nível 2 – será uma só turma para  aqueles que já sabem um pouco de violão ou já estavam cursando no ano passado aqui na Escola.

Em  todos os níveis, as aulas de leitura musical também serão ofertadas.


Confira os horários das aulas:
  
13:30 – Leitura Musical para Nível 1 ou 2
13:30 – Prática Nível 2 – turma única
14:30 – Prática Nível 1 – primeira turma
14:30 – Leitura  Musical para Nível 1 ou 2
15:30 – Prática Nível 1 – segunda turma


Se você tem interesse, faça sua matrícula na sala G 104, ATÉ SEXTA, DIA 30/03, na parte da manhã, com a estagiária Anna.
AS VAGAS SÃO LIMITADAS!



segunda-feira, 19 de março de 2012

Miniempresa - Junior Achievement



Na manhã de hoje, os segundos anos foram convidados a participar do projeto "Miniempresa", proposto pela Junior Achievement Brasil, dos quais 35 alunos serão selecionados.

O Programa Miniempresa proporciona a estudantes a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa. 
Será desenvolvido em 15 semanas, com encontros realizados todas as sextas-feiras, no período da tarde. 
Os estudantes aprenderão conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Também utilizarão de técnicas de marketing, desenvolvendo a logomarca, slogan e estratégias de venda. O programa premiará os destaques e o case de maior sucesso.



INTERCAMBIO - World Study

Na manhã de hoje, os alunos da ETEVI receberam a visita do pessoal da World Study, que trouxeram uma palestra propondo aos estudantes duas opções de intercambio.



Com o objetivo de agregar cultura e conhecimento aos alunos, os intercâmbios propostos oferecem curso de línguas estrangeiras, acomodação em casa de família com café da manhã e jantar, além de toda a assistência necessária (seguro viagem, traslado, acompanhante de grupo...).


Opção 1: Vancouver 
VEC- Vancouver English School - www.vec.ca
Duração: 4 semanas - embarque em 12/01/2013
Valor: U$2495,00 - divididos em dois pagamentos


Opção 2: Buenos Aires
COINED - www.intercoined.com
Duração: 2 semanas - embarque em 06/2012
Valor: U$1400,00 - divididos em dois pagamentos

Obs: Os valores do intercâmbio não incluem: passagem aérea, passe de metrô, despesas com visto, despesas pessoais e traslado na saída.


Para os interessados no intercambio, haverá uma reunião com os pais no sábado, dia 24 de março:


Horário: 9h30 às 11h30
Local: FURB – Auditório Biblioteca


Mais informações na sede da World Study - Av. Marthin Luther, 816, sl 203, Victor Konder.
blumenau@worldstudy.com.br - 3340-7704

1ª Reunião do Grupo de Pais


ESCOLA DE PAIS DO BRASIL

Tema: Dialogar com os Filho é Preciso
Palestrante: Willma Caldas Heidmann
Graduada em Direito e Psicologia

Data: 24 de março
Horário: 9h30 às 11h30
Local: FURB – Auditório Biblioteca



VENHA PARTICIPAR!
Aberto às famílias e a toda comunidade interna e externa da FURB.
Entrada: livre



GRUPO DE ESTUDOS COM PAIS


  

No decorrer de sua história, a ETEVI vem buscando o estreitamento na relação escola e família por meio de diferentes ações educativas e comunicativas.
O Grupo de Estudos com Pais é um destes espaços que aprimora o vínculo entre as relações familiares e o ambiente escolar, promovendo o debate de temas relacionados à adolescência.
Desde o ano de 2002, o Grupo de Estudos com Pais vem refletindo sobre aspectos relacionados à construção da identidade e da autonomia dos adolescentes a partir de palestras, debates, conversas com profissionais da área da educação, saúde, das humanidades e tecnológicas a fim de socializar suas experiências e angústias familiares e, principalmente, compreender a dinâmica do adolescente no mundo atual.
O Grupo de Estudo com Pais é direcionado a pais, responsáveis e famílias cujos filhos estejam matriculados na ETEVI como também aos pais de escolas parceiras.

O objetivo desse trabalho é estabelecer um "papo aberto" em que todos e cada um, escola e famílias, possam participar por meio de um dialogo aberto e esclarecedor no que se refere à educação dos filhos.

Queremos que as famílias se sintam bem e acolhidos e principalmente que percebam que não estão sozinhas na tarefa de educar.


1º Encontro:

Dia: 24 de março
Horário: 9h30 às 11h30
Local: FURB – Auditório Biblioteca
Tema: Dialogar com os Filho é Preciso
Palestrante: Willma Caldas Heidmann
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Membro integrante da Escola de Pais do Brasil
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Graduada em Direito pela FURB, Pós Graduada pela ESMESC – Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina.
<!--[if !supportLists]-->· <!--[endif]-->Graduada em Psicologia pela FURB e Pós Graduada em Aconselhamento e Psicologia Pastoral pela EST - Escola Superior de Teologia.

sexta-feira, 16 de março de 2012

quinta-feira, 8 de março de 2012

CONVITE AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS


 

 
 
 

 
 
 
Nos dias 13 e 14 de março, será realizada a 1ª Reunião deste ano letivo. 
Pedimos aos alunos que não esqueçam de repassar o convite abaixo aos pais ou responsáveis.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
Srs.(as) Pais/Mães/Responsáveis

 
CONVITE

 
Estamos felizes em compartilhar este ano com sua família e agradecemos a escolha da ETEVI como escola para seu(sua) filho(a) estudar. Esperamos que a escola venha atender às expectativas dos Srs.(as) como também de seu filho. A ETEVI é uma escola diferenciada por desfrutar uma estrutura privilegiada da Universidade e também contar com docentes altamente qualificados, além de oferecer possibilidades que podem contribuir  para o desenvolvimento de seu(sua) filho(a).
Com o objetivo de apresentar a organização do trabalho desenvolvido em nossa escola, convidamos para a 1ª. Reunião deste ano letivo, com a seguinte pauta:

 
 
  • Apresentação do corpo docente e coordenação pedagógica;
  • Organização do trabalho pedagógico;
  • Normas de Convivência;
  • Projetos e Atividades Extracurriculares;
  • Bolsas de Estudos.
 
1os anos: 13/03 - 19h, no Auditório Milton Pompeu da Costa Ribeiro ( Bloco J).
2os anos e terceirão14/03 -19h, no Auditório Milton Pompeu da Costa Ribeiro (Bloco J).

 
Salientamos a importância da família na vida escolar do aluno, para que, juntos, possamos acompanhar seu desenvolvimento durante o ano.
Contamos com a presença de todos e desejamos um ótimo 2012.

 
Atenciosamente
                           A Direção, Coordenação e Professores

quarta-feira, 7 de março de 2012

CARTEIRA DE ESTUDANTE





O prazo para a entrega do requerimento da carteira de estudante vai até o dia 20 de março.
Então, não esqueça de entregá-lo na secretaria da ETEVI, totalmente preenchido com seus dados, anexado à uma cópia do seu RG e uma foto 3x4.


terça-feira, 6 de março de 2012

Dicas para organizar os estudos em ano de vestiba




Olá pessoal, vejam a seguir algumas principais dicas para manter a rotina e a disciplina dos estudos em ano de vestibular:

Aula dada é aula estudada
Se você faz cursinho de manhã, a dica é estudar sempre a aula que teve no dia. "Após as aulas, é necessário que o estudante estude as matérias que teve. Não deixe nenhuma matéria para depois", diz o coordenador do Anglo.


Estude até o começo da noite
Para quem vai no cursinho pela manhã, o melhor é começar a estudar às 15h e manter os estudos até às 19h. Depois disso, tire uma hora, de preferência antes da janta, para ler jornais e revistas.


Estude de segunda a sábado
O estudante que consegue manter uma rotina de estudos de segunda a sexta, deve aproveitar o sábado para revisar o conteúdo visto durante a semana. O domingo deve ser de descanso. Já para aqueles que trabalham e fazem cursinho a noite, ou vão à escola pela manhã e ao cursinho à tarde, deve aproveitar o final de semana para estudar a matéria que teve durante a semana no curso pré-vestibular.

Não deixe de fazer redações
Tente escrever uma redação por semana. "Se o estudante não está na escola ou cursinho, peça para um amigo ou familiar ler o texto, para apontar possíveis erros e acertos", comenta Alberto do Nascimento.

Resolva provas de vestibulares antigos
A partir do segundo semestre, o estudante pode, uma vez por semana, resolver, destinar até duas horas por dia para fazer questões de vestibulares passados.


Revise o conteúdo perto dos vestibulares
De acordo com o coordenador Alberto, a revisão para o vestibular deve ser feita de 3 a 4 semanas antes das primeiras fases das provas. A revisão para a segunda etapa deve ser feita assim que o candidato souber do resultado da primeira etapa do processo seletivo que está participando.


Simulados o dia da prova
O ideal é que o vestibulando faça um simulado por mês. "Além de medir o seu conhecimento e saber as principais dúvidas, com o simulado o estudante também treina a situação de prova", explica Alberto. Mesmo para quem estuda em casa, dá para simular. Baixe provas antigas e tente representar um dia de prova em casa.


O ato de estudar é solitário
O estudante precisa de um lugar calmo para estudar, sem interferências externas. Muitas vezes ficar em casa pode atrapalhar, por isso é recomendável que o estudante fique na escola, no cursinho ou em alguma biblioteca pública, para garantir a concentração.


Mantenha uma atividade física regular
É importante que o vestibulando separe uma hora do seu dia, de duas a três vezes por semana, para exercícios físicos. "Aconselho que o estudante mantenha a cabeça voltada 100% para os estudos. Deixe de fazer algumas atividades extras, como ballet ou música. Só mantenha, regularmente, uma atividade física", comenta o coordenador.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Comemoração 32 anos ETEVI

Na manhã de hoje, os etevianos tiveram um intervalo especial para comemorar os 32 anos da ETEVI.
Música, pipoca, animação e uma camiseta supermaneira foram os ingredientes dessa celebração.
Confira algumas fotos abaixo!




Clique aqui  para acessar o álbum online com todas as fotos!



sexta-feira, 2 de março de 2012

ETEVI completa 32 anos

Amanhã, dia 03 de março de 2012, a ETEVI completa 32 anos de história. A comemoração acontecerá na próxima segunda feira, então prepare-se para um intervalo repleto de surpresas! 






quinta-feira, 1 de março de 2012

AVISO IMPORTANTE
AMANHÃ, NÃO HAVERÁ AULA NA ETEVI, ASSIM COMO EM TODA A FURB.
Por favor, avisem seus colegas para não se deslocarem para a Escola.
A Direção