quinta-feira, 28 de abril de 2016

Atividade Suspensa dia 03/05/2016, próxima terça-feira


 
 
 


Período Vespertino

 

·        Atividade Complementar de Física -1ª, 2ª e 3ª Séries

·        Educação Física (futsal  masculino/ Badminton I e II / Tênis de Mesa / Basquete / Futebol Suíço) – Profa. Raquel
 

segunda-feira, 25 de abril de 2016

terça-feira, 19 de abril de 2016

Coral da ETEVI estreia nesta terça-feira



A abertura da Exposição Fotográfica Marítimas, que ocorre na noite desta terça-feira (19 de abril), na FURB, contará com uma participação especial.

A convite do próprio artista, o fotógrafo Ronaldo Azambuja, o coral da Escola fará a primeira apresentação. O repertório é composto por três canções: Canto do Povo de um Lugar (Caetano Veloso), Rock my Soul (Autoria desconhecida) e Peixinhos do Mar (Tavinho Moura). Esta última, uma referência à própria Exposição.

O Coral da ETEVI é a realização de um sonho bem recente. No final do ano passado, a coordenadora geral da Escola, professora Roseli Kietzer Moreira propôs a ideia à direção. E o processo foi rápido. Da ideia à concepção, foram poucos meses. No dia 9 de março, o grupo já estava composto, tendo na coordenação a professora Lizandra Hak. Lizandra tem praticamente uma vida inteira dedicada à música. Desde os 10 anos, vem tendo atividades de música, participando inclusive da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. A partir de 2014, iniciou a participação no Coro da FURB.

E é lá que vem a inspiração para ajudar os alunos da ETEVI. A grande referência e o principal incentivador de Lizandra é o professor Eusébio Nicolau Kohler, coordenador do Coro da FURB.
 
Este incentivo a faz ter a convicção de que o grupo, apesar de ser recente e ser formado por 15 jovens alunos, está preparado para o primeiro desafio. “A apresentação de hoje foi um convite-surpresa, mas o grupo está pronto para apresentar o melhor”, comentou a coordenadora do Coro da ETEVI.

A coordenadora geral da Escola lembra que o único requisito para participar do Coro é ser aluno da ETEVI. Quem quiser participar pode integrar-se ao grupo que se reúne todas as quartas e sextas-feiras, das 13h às 15h, na Sala S-125, Campus 1 da FURB. “Este é mais projeto que vai ao encontro das manifestações culturais promovidas pela Escola”, comentou Roseli. O diretor da Escola, professor Manoel José Fonseca Rocha parabeniza as duas professoras envolvidas neste projeto por terem aceitado o desafio de implantar o Coral da ETEVI. “Aos estudantes nosso carinho e reconhecimento pelo engajamento no projeto”, disse.

Momento histórico
A ansiedade de todos quando se reuniram na manhã desta terça-feira para a foto acima, dará lugar à coragem e a determinação. A noite desta terça-feira entra para a história da ETEVI como o início de um novo projeto independente e de sucesso.

Agende-se!
Apresentação Coral da ETEVI

Quando: nesta terça-feira, 19 de abril
Horário: 20h
Local: Saguão da Biblioteca Universitária, Campus 1 da FURB
Evento: Abertura da Exposição Fotográfica Marítimas

Atividades do período vespertino suspensas no dia 20/04/2016 (quarta-feira)


Motivo: Reunião Administrativa com Reitor da FURB

1ªS SÉRIES

·         AC DE QUÍMICA

·         LABORATÓRIO DE QUÍMICA

·         EDUCAÇÃO FÍSICA :

Ø  Professora Geovana – 13h30min  às 15h10min  (2 primeiras aulas)

Ø  Professora Raquel – 13h30min às 18h30min (todo o período)

 
2ªS SÉRIES

·         AC DE QUÍMICA

·         ROBÓTICA

·         EDUCAÇÃO FÍSICA :

Ø  Professora Geovana – 13h30min  às 15h10min  (2 primeiras aulas)

Ø  Professora Raquel – 13h30min às 18h30min (todo o período)


3ªS SÉRIES

·         ROBÓTICA

·         EDUCAÇÃO FÍSICA :

Ø  Professora Geovana – 13h30min  às 15h10min  (2 primeiras aulas)

Ø  Professora Raquel – 13h30min às 18h30min (todo o período)

Alunos da ETEVI visitam aldeia Coqueiro Laklãnõ/Xokleng

No sábado dia 16 de abril os /as  estudantes da ETEVI realizam um a atividades intercultural de  Sociologia e História organizada  com os povos indígenas   da Aldeia Coqueiro Laklãnõ/Xokleng, onde participaram de atividades e debates sobre os Direitos Humanos da Diversidade e o reconhecimento Inter étnico  dos povos indígenas de nossa região  e sua História de resistência para manter seus Direitos como politica publica reconhecida pela sociedade regional e nacional   .
Reconheceu o papel do   impacto ambiental da Barragem Norte nas atividades econômicas e do bem viver com dignidade para as nove aldeias do Povo da Aldeia Coqueiro Laklãnõ/Xokleng

A ETEVI participou da função do Programa  de acolhimento oferecido nesta aldeia com atividades de integração  e alimentação sustentável com alimentos plantados e colhidos no local .Esta atividade  anual organizada  pela professora Marilú Antunes da Silva faz parte do currículo transversal da ETEVI .     






Atleta blumenauense ganha bicampeonato em marcha atlética



Matheus Gabriel de Liz Corrêa, da equipe  AABLU/FURB/FMD/Unimed/Blumarxa, conquistou neste último fim de semana, o bicampeonato brasileiro de Marcha Atlética, em São Bernardo do Campo, São Paulo.  
 
Ele disputou na categoria sub 20, na prova de 10 mil metros, do Campeonato Brasileiro Sub 20 Interclubes. 
Mais informações: www.facebook.com/Blumarxa
 

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Horário RT's


ETEVI – ESCOLA TÉCNICA DO VALE DO ITAJAÍ

O Ensino Médio da FURB

 

CALENDÁRIO DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO 2016- 

 

PRIMEIROS ANOS -    I TRIMESTRE

 

}  O tempo mínimo de permanência do aluno em sala no momento da realização das provas é de MEIA HORA

 

Todas as provas acontecerão nas salas da ETEVI

 

 

HORÁRIOS
02/05- 2ª feira
03/05 - 3ª feira
04/05-4ª feira
7h30- 8h30
Geografia
Inglês
História
8h30h-9h40
Química
Matemática
Física
10h-11h
Português
Biologia
Sociologia
11h-12h
Espanhol
Filosofia
Artes


 

 SEGUNDOS ANOS -     I TRIMESTRE

    

HORÁRIOS
02/05- 2ª feira
03/05 - 3ª feira
04/05-4ª feira
7h30- 8h30
Português
Inglês
Biologia
8h30h-9h40
Química
Matemática
Física
10h-11h
Espanhol
Geografia
Sociologia 
11h-12h
Historia
      Filosofia
Artes

 

  TERCEIRÃO-    I TRIMESTRE

 

                                                                                      

HORÁRIOS
02/05- 2ª feira
03/05 - 3ª feira
04/05-4ª feira
7h30- 8h30
Biologia
Inglês
Historia
8h30h-9h40
Física
Matemática
Química
10h-11h
Português
Geografia
Sociologia
11h-12h
           
Filosofia
 

Enem 2016: Fique atento! período de inscrição, regras para isenção de taxa e datas para realização das provas.


Datas das Provas: o Enem 2016 acontecerá nos dias 5 e 6 novembro


Inscrição entre os dias 9 e 20 de maio.

Você precisará do Código da ETEVI para realizar sua inscrição: 42016266

LEIA O EDITAL COMPLETO EM: http://enem.inep.gov.br/

O exame se constitui por quatro provas objetivas (com 45 questões cada) e uma redação. No sábado, 5 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Geografia, Filosofia, História e Sociologia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia), o tempo para a realização das provas é de 4 horas e 30 minutos.

No domingo, 6 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Língua Portuguesa, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Redação e Matemática e suas Tecnologias, o tempo para a realização das provas é de 5 horas e 30 minutos.

Nessa edição de 2016 do Enem, a taxa para inscrição é de R$ 68 (sessenta e oito reais) e pode ser paga até o dia 25 maio, em qualquer agência dos Correios, casa lotérica ou agência bancária.

Vale lembrar que candidatos da rede pública de ensino que concluirão o terceiro ano do ensino médio em 2016 tem isenção automática da taxa de inscrição.


A nota obtida no exame é usada para ingressar no ensino superior e técnico, pelos programas: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Sisutec (Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica) e ProUni (Programa Universidade para Todos). Além disso, a nota do Enem é exigência para conseguir financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e para a participação do Programa Ciências Sem Fronteiras; e também pode ser usado, por pessoas maiores de 18 anos, para certificado do ensino médio.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

VESTIBULAR DE INVERNO ACAFE


INSCRIÇÃO

1.  A inscrição deverá ser feita exclusivamente pela  internet, no sítio da ACAFE, pelo endereço eletrônico http://www.acafe.org.br, na página do Hotsite do concurso.

2.  Para efetuar a inscrição pela internet, o candidato, ou seu representante legal, deverá:

2.1.  acessar o site www.acafe.org.br, a página do Hotsite do concurso, e após, o link INSCRIÇÃO ON LINE, no período entre as 12h do dia 11 de abril até às 23h59min do dia 12 de maio de 2016, e preencher o Requerimento de Inscrição, conforme instruções contidas na página;

2.2.  imprimir o cartão de inscrição e o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no

valor de R$ 90,00 (noventa reais);

2.3.  providenciar o pagamento da taxa de inscrição usando o boleto bancário,  até o dia 13 de maio de 2016, último dia previsto para o pagamento da taxa de  inscrição.

 

DA PROVA

DO CALENDÁRIO DA PROVA

 A prova, com duração de 5 (cinco) horas, será realizada no dia 12 de junho de 2016.

 

MAIORES INFORMAÇÕES (LEITURA DO EDITAL) site www.acafe.org.br

Informações sobre ENEM 2016 !! Aproveite!!

Fonte: http://g1.globo.com/educacao/enem/2016/noticia/2016/04/mec-lanca-hora-do-enem-programa-de-tv-e-plataforma-de-estudos.html


MEC lança 'Hora do Enem', programa de TV e plataforma de estudos

Primeiro 'simulado oficial' será realizado em 30 de abril.
Plataforma terá plano de estudos, segundo o MEC.


O Ministério da Educação (MEC) lançou a "Hora do Enem", programa de TV e plataforma de estudos voltados para preparação de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O conteúdo poderá ser acessado pelo site horadoenem.mec.gov.br.


O programa diário de TV será feito com apoio de professores de quatro escolas (Descomplica, QG do Enem, FGV Ensino Médio e Pitágoras). Os programas começam em maio.

Já plataforma online usa em seu lançamento a estrutura do Geekie Games, ferramenta de simulado online também disponibilizada em anos anteriores pelo G1(veja mais detalhes abaixo). Nesta plataforma estarão simulados, planos de estudos e videoaulas.

Mercadante diz que as ações da "Hora do Enem" são voltadas especificamente para os 2,2 milhões de estudantes concluintes do ensino médio das redes públicas e privada.



Programas e plataforma

Os programas na TV da "Hora do Enem" serão transmitidos pela TV Escola e 40 emissoras parceiras (sobretudo educativas e comunitárias). A grade prevê matemática às segundas-feiras, ciências humanas às terças-feiras, linguagens às quarta-feiras, ciências da natureza às quintas-feiras, e redação às sextas-feiras.

Já a plataforma online de estudos - que incluirá simulados, planos de estudos e videoaulas - já está acessivel desde esta tarde. No site estudantes concluintes do 3º ano poderão se cadastrar e indicar suas metas.

A partir dos dados, o sistema do Geekie Games ajudará na montagem de um plano de estudos personalizado. Na plataforma também estarão disponíveis exercícios, quatro simulados neste ano e 600 videoaulas.


SIMULADOS DO ENEM

Hora do Enem terá simulado em:

- 30 de abril
- 25 de junho
- 13 de agosto
- 8 e 9 de outubro


O conjunto de videos online foi apelidado pelo ministro Mercadante de MECFlix e estará disponível a partir de 30 de abril. "Em vez de ver filme no Netflix, que ele venha estudar no MECflix", brincou o ministro.
Mercadante ressaltou que o 1º "simulado oficial" vai ser realizado em 30 de abril. Além dele, mais três serão realizados ao longo do ano: 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.
As inscrições já estão abertas: quem acessa o site da "Hora do Enem" é direcionado para o cadastro dentro do ambiente do Geekie Games.

Diferentemente do que ocorria com usuários anteriores do Geekie Games, agora ao fazer o cadastro o estudante precisa informar o CPF para ter direito a uma licença gratuita do "Geekie Games Pro", ambiente no qual serão desenvolvidas as atividades da "Hora do Enem". O aluno terá que informar os dados pessoais, inclusive o nome da escola para que os dados sejam validados.

Para poder limitar o acesso, Mercadante disse que o sistema tem os dados dos estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio e somente para eles o acesso ao conteúdo será liberado.
Não há nenhuma relação entre o banco de itens do Enem e o banco do simulado. (...) Dá para ter uma relação muito próxima com o que é o Enem"

O ministro ainda afirmou que que o MEC vai tentar introduzir a prova de redação nos simulados. No entanto, ele não deu data para isso.

Participantes sem acesso à internet
Segundo o MEC, quem não tem computador e acesso à internet poderá se inscrever, entre 11 e 15 de abril, em uma das 120 mil vagas para fazer o simulado em uma universidade federal ou entidades parceiras. "Essa experiência pode nos permitir, no futuro, fazer o Enem online", avalia Mercadante.
O ministro se mostrou otimista com possíveis incrementos no resultados dos participantes da "Hora do Enem" nas notas do exame. "Quem estudar duas horas e meia por dia neste sistema, vai melhorar, em média, 30% na nota do Enem", afirmou Mercadante.

PARA QUE SERVE O ENEM?
Criado para avaliar os conhecimentos dos estudantes que concluíram o ensino médio, a prova agora também substitui vestibulares no acesso a instituições federais de ensino superior. No entanto, essa não é sua única função.

As notas do Enem são usadas por quem tem mais de 18 anos para obter a diploma do ensino médio. Também são exigidas para o candidato que pretende uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento estudantil pelo Fies.

O Ciência sem Fronteiras é outro programa federal que pede boas notas no exame nacional como critério de seleção.
Veja abaixo as funções do Enem e suas regras:

SELEÇÃO PARA UNIVERSIDADES
As notas do Enem são usadas para selecionar alunos para as vagas em universidades federais e outras instituições de ensino.
As universidades podem usar o Enem como único método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou fazer uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio. O Sisu já recebeu a adesão da maioria das universidades e institutos federais e, na última edição, ofereceu mais de 205 mil vagas.

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI)
Para disputar uma bolsa de estudos do Prouni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 450 pontos no Enem e não pode ter zerado a redação. Na última edição do programa, foram ofertadas 213.113 bolsas em 1.117 instituições.

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES)
Estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e querem solicitar o Fies devem ter feito Enem, caso contrário, não poderão solicitar o benefício. A partir deste ano, o candidato precisa ter obtido 450 pontos no exame nacional e não pode ter zerado a redação.

Pelo Fies é possível financiar os cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC. A taxa de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Ele pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso e em qualquer mês.

SELEÇÃO PARA ENSINO TÉCNICO (SISUTEC)
Quem estiver interessado em uma vaga gratuita de cursos técnicos oferecidos em instituições públicas e privadas pelo Sisutec deverá ter feito as provas do Enem. As notas no exame serão usadas para classificação dos concorrentes.

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
O programa do governo federal oferece bolsas de estudo para intercâmbios no exterior destinado a alunos de graduação e pós. Para participar da seleção de bolsas durante a graduação, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2009 e conseguido a média mínima de 600 pontos. Os candidatos também são avaliados de acordo com seu aproveitamento acadêmico na universidade.

CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
Quem tem no mínimo 18 anos e não concluiu o ensino médio pode conseguir a certificação por meio do Enem. A pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.