sexta-feira, 18 de outubro de 2013

21 de outubro | Venha de camiseta Rosa!



ETEVIANOS, lembrem-se, dia 21 de outubro será o dia da utilização de camisetas rosa. Participe do movimento contra o câncer de mama, venha no dia 21 com uma camiseta rosa!

O Outubro Rosa é movimento popular, realizado e comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação.
O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz com que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Este movimento tem por objetivo chamar a atenção para a importância da prevenção, na detecção precoce do câncer de mama, que é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
Diante destes dados e do movimento Outubro Rosa, a FURB também adere a campanha e chama atenção para a importância da prevenção na detecção precoce do câncer de mama.
Fonte: Instituto Nacional de Câncer / Ministério da Saúde
» Para mais informações sobre câncer, prevenção e detecção precoce acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário