sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Aluna da ETEVI é classificada para intercâmbio na Itália



Um misto de entusiasmo e nervosismo. Este é o retrato da aluna Maria Eduarda Maba, do segundo ano da Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI). No dia 29 de novembro ela embarca sozinha para a primeira experiência de intercâmbio em Roma, na Itália. Ela foi a uma das beneficiadas pela AFS Intercultural com uma bolsa integral para estudar dois meses fora do Brasil. E nem era preciso perguntar o que ela estava sentido por ser a única aluna da ETEVI a conquistar a bolsa.
A felicidade era refletida em cada palavra. “Tive que responder questionários, escrever textos em inglês, mas fiz tudo, porque tinha muita vontade de conquistar a bolsa”, diz. E partiu dela mesma o interesse neste intercâmbio após uma palestra feita pela AFS Intercultural na ETEVI ofertando as bolsas. O interesse foi imediato. Foi a aluna quem procurou a direção da escola, que se inscreveu e percorreu todas as etapas classificatórias. “Estou ansiosa, mas vai dar tudo certo”, diz, muito confiante.

Na manhã desta quarta-feira (11 de novembro), a aluna, juntamente com o diretor da ETEVI, Manoel José Fonseca da Rocha e a vice-presidente da AFS Intercultural, comitê de Blumenau, Maria do Carmo Lucca, estiveram no gabinete do reitor da FURB, João Natel Pollonio Machado, para a entrega oficial do certificado de classificação da aluna.

A parceria

A parceria entre ETEVI e AFS Intercultural já existe há cerca de 10 anos, funcionando principalmente como uma via de mão única, ou seja, apenas a ETEVI recebia alunos estrangeiros para atividades de intercâmbio. Em 2014, a atual gestão da ETEVI, rediscutiu este modelo e implantou uma nova política de expansão desta parceria. A partir de então, abriu-se a possibilidade para, também, enviar alunos para o Exterior. E a primeira a ser classificada para a experiência foi a Maria Eduarda Maba.

“Nosso objetivo é abrir possibilidades de novas parcerias. Com este novo modelo, a ETEVI oferece opções de intercâmbio tanto para a Itália quanto para países da América Latina. Assim, conseguimos nos aproximar e aprofundar conhecimentos tanto na língua inglesa quanto na espanhola”, diz o diretor da ETEVI, Manoel José Fonseca da Rocha.

Os alunos que tiverem interesse em qualquer uma das modalidades de intercâmbio podem procurar a direção da ETEVI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário