quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Estudante da ETEVI conquista medalha na OBFEP



Das matérias que mais gosta a Matemática e a Física se sobressaem. Julia Valentina Bonelli, 17 anos, aluna da Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI), gosta de números. Pela Matemática, a aluna já tinha conquistado em 2014, uma bolsa junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/FURB), para estudar “O Conjunto dos Números Perplexos, orientada pelo professor Nelson Hein”.

Pela Física, a conquista foi recente. Julia conquistou medalha da prata na última edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), realizada em 2015. A organização da OBFEP premia em nível nacional e estadual, com medalhas de ouro, prata e bronze para cada série, do nono ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio.

As provas foram aplicadas ano passado. Na época da prova, Julia cursava o segundo ano do Ensino Médio. Hoje ela frequenta o Terceirão. A premiação, no entanto, ocorreu apenas neste ano. A ETEVI já havia participado outras vezes da prova, mas até então não havia conseguido atingir os pontos necessários para seguir para a segunda etapa.

A prova é dividida em duas etapas: a primeira é objetiva e a segunda discursiva e prática. Nesta edição da prova, Julia conseguiu. “Achei a parte discursiva mais difícil. Mas gosto de física porque envolve cálculo”, disse orgulhosa do próprio resultado.

O professor de Física, Rui Barboza, acredita que este resultado é fruto do esforço da aluna, o que acaba, segundo ele, contribuindo para que outros estudantes se espelhem no bom exemplo. “Sempre quando há algum resultado como este, acaba incentivando outros alunos a se dedicarem e a participar mais tanto das aulas quanto de provas como esta. Os bons exemplos são os melhores incentivadores”, disse.
Medalhistas da edição 2015 da OBFEP
Segunda série do Ensino Médio:
Ouro: Nathan Damann (Instituto Federal de Santa Catarina - Joinville)
Prata: Júlia Valentina Bonelli (Escola Técnica do Vale do Itajaí - Blumenau)
Bronze: Giovane José Carlessi (EEB Raul Pompéia - Campo Erê)

Nenhum comentário:

Postar um comentário