segunda-feira, 17 de outubro de 2016

ETEVI conquista Concurso Internacional de Literatura



A Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI) vem formando vencedores! Pelo terceiro ano consecutivo, a escola conseguiu boas classificações no 3º Concurso Internacional de Literatura, promovido pela Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB). Nesta edição, a ETEVI se superou: foram três vencedores! Os três na categoria “Crônicas”, Juvenil (de 13 a 17 anos). Veja abaixo a classificação.

A cerimônia de premiação vai ocorrer neste sábado (15 de outubro), às 16h, no Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP, em Mariana, (MG).
 
A professora orientadora dos três trabalhos, Denise Izaguirre Anzorena, professora de Língua Portuguesa e Literatura e diretora da Academia de Oratória Professor Bernard Hugo, lembra que esta conquista reflete o comprometimento dos alunos. “Passamos aqui a imagem de que os alunos são capazes de fazer algo que lhe dê projeção. E o mérito todo é deles. Nós orientamos e falamos da estrutura do texto. Eles seguem as orientações e fazem todos os passos sozinhos, o que demonstra que eles estão sendo preparados para a vida”, comentou, lembrando que nesta edição, a ETEVI participou com oito trabalhos.

E é assim mesmo. Desde a escolha do tema da crônica, o sentido, a finalização do texto, tudo vai da criatividade dos alunos.

A professora também reforça a importância dos alunos vencedores também estarem envolvidos na Academia de Oratória e também na Academia de Literatura, mantidos pela ETEVI.
 
O Concurso 

 O  Concurso Internacional de Literatura tem como objetivo revelar escritores nacionais e internacionais em Crônica e Poesia. O tema é de livre escolha. São oferecidas três categorias: infantil (até 12 anos), juvenil (13 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos). Cada candidato poderia enviar um trabalho inédito (crônica ou poesia) em português e espanhol.

Na primeira edição, em 2014, a ETEVI conquistou duas premiações: na Categoria Crônica, obteve o segundo lugar com a crônica Escravos do Tempo, da aluna Thayane Wite e uma Menção Honrosa com a crônica Daniele, do aluno André Luís Lahorgue Lopes.

Em 2015, Ana Paula Pereira ficou em segundo lugar na categoria Crônica, com o trabalho “Lições de Casa”.
 
Confira a classificação em 2016

1º lugar: Maria Eduarda Pietrovski Maba -  com a crônica “Calça Jeans”
3º lugar: Ana Paula Pereira – com a crônica “Um Pouco de Juventude”
Menção Honrosa: Júlia Valentina Bonelli – com a crônica “Coisas que Acontecem em Blumenau”

Para conhecer mais a ETEVI clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário