terça-feira, 17 de março de 2020

Suspensas as aulas na FURB a partir desta terça, dia 17



O colegiado do Governo de Santa Catarina decidiu, nesta segunda-feira, 16, suspender as aulas da rede municipal, estadual e particular do Estado, por 30 dias, como medida de segurança para evitar a transmissão do (COVID-19). O Comitê de Prevenção ao Coronavírus da Universidade Regional de Blumenau (Furb), optou por seguir as recomendações e também suspenderá suas aulas presenciais. 

 - As atividades acadêmicas presenciais de ensino médio, graduação e pós-graduação estão suspensas do dia 17 a 21 de março
 - As atividades administrativas estão mantidas 

       A Furb criou o site www.furb.br/coronavirus, que contém informações sobre ações de prevenção, sintomas e demais assuntos relacionados à pandemia. Ele está sendo atualizado constantemente. Blumenau está no Nível 1, de alerta, e ainda não possui nenhum caso confirmado. 

 Coronavírus no Brasil 

De acordo com a Plataforma Ivis, um dos canais em que são divulgadas as informações oficiais do Ministério da Saúde sobre o coronavírus 2019 (COVID-19), o número de casos confirmados no Brasil subiu de 200 para 234, sem registro de óbitos no país até a noite desta segunda-feira, 16.  
Já há casos confirmados em todas as regiões, mas a maior parte deles está no estado de São Paulo, com 152 registros. 

De que forma acontece a transmissão?

O COVID-19 é apenas um dos membros da família dos coronavírus, que vem sendo estudada desde 1937. Descoberto no final de 2019, o COVID tem causado sérios problemas à saúde humana, inclusive óbitos, nos quatro cantos do planeta, fazendo com que autoridades decretassem uma pandemia global. 

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, as pesquisas ainda estão em andamento, mas o que se sabe até o momento é que ele pode ser transmitido por humanos, seja através de gotículas respiratórias ou por contato. Também há a possibilidade de que o contágio aconteça por meio de objetos ou superfícies contaminadas.  

Quando uma pessoa está com o vírus, basta que uma outra pessoa saudável fique a um metro de distância para que corra o risco de ser contaminada, o que não significa que obrigatoriamente vá acontecer. Além disso, a contaminação pode ser continuada, tanto pelo ar quanto por contato pessoal com secreções contaminadas. Vejas principais formas de transmissão: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, contato com objetos ou superfícies contaminadas.


Como prevenir a contaminação?

Prevenir o contágio é a melhor forma de evitar que o vírus se alastre, por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere algumas medidas, a maior parte delas bem simples, para evitar a transmissão do COVID-19. Acompanhe:
  
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Lavar bem as mãos com água e sabão ou usar álcool gel;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Limpar objetos e superfícies tocados constantemente, como celulares, por exemplo;
- Evitar aglomerações;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
 - Evitar contato com pessoas doentes.

Quais os principais sintomas?

Os principais sintomas conhecidos até o momento são:
  •          tosse seca
  •          cansaço
  •          febre


 Mas também há pessoas que relatam dor no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia.

Como funciona o aplicativo do SUS?
Para facilitar o acesso a informação sobre o coronavírus, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus SUS, com versão para IOS e para Android. Ele contém notícias oficiais sobre o assunto; informações corretas sobre sintomas e formas de prevenção; um mapa com as unidades de saúde mais próximas; e um formulário de autoexame para identificar uma possível contaminação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário